Preço menor de luz elétrica e passagem de ônibus

18 out

 

A candidata Dilma Rousseff apresentou hoje, após visitar o Museu da Língua Portuguesa, em São Paulo, sua proposta de redução de impostos para as áreas de energia, transporte e saneamento. Eleita, ela pretende zerar as alíquotas de PIS e Confins nessas atividades, o que vai baixar os preços.

No caso do transporte, a alíquota de PIS e Cofins (3,65%) será zerada. Contudo, essa desoneração ficará condicionada à redução do preço da passagem de ônibus.

“A redução dele [do tributo] é importante que seja repassada para as passagens. Caso contrário não é correto fazer isenção. Então, a redução está condicionada, porque senão não passa para o consumidor, mas apenas para empresas”, explicou Dilma.

Na área de energia, Dilma também pretende isentar o setor da cobrança de PIS e Cofins, cuja alíquota é de 9,25%. Ela avalia, porém, que será necessário fazer um acordo com os governadores para reduzir a incidência de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), que é estadual.

“No caso da energia, é importante que se diga que não basta a isenção de PIS e Confins porque a maior incidência tributária é devido ao ICMS, que varia de 12% a 20% em alguns estados, inclusive aqui em São Paulo. Então, para ter ganho [para o consumidor] na energia elétrica, teria que combinar com os governadores uma redução”, analisou.

A cobertura de saneamento (serviço de água e esgoto) também será alvo de incentivo tributário na plataforma de Dilma. Ela vai zerar a alíquota de 9,25% de PIS e Cofins com o objetivo de acelerar os investimentos pelo país.

“No caso do saneamento é fundamental que essa redução se reflita numa melhoria da capacidade de investimento das empresas”, disse.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: