Dilma: tucanos defendem privatização do pré-sal

19 out

A candidata à presidência Dilma Rousseff cobrou o adversário do PSDB, José Serra, sobre as declarações de seu assessor para a área energética, David Zylbersztajn, favoráveis à privatização do pré-sal, entregando sua exploração para as empresas internacionais. Dilma lembrou ainda declaração do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso de que Serra era o grande interessado na privatização da Petrobras. Mas Serra negou que pretenda privatizar a Petrobras, mas não mencionou o pré-sal.

“Eu considero que o pré-sal é uma riqueza do povo brasileiro para combater a pobreza e garantir educação de qualidade”, disse Dilma, no debate da TV Bandeirantes.

Dilma lembrou que o governo Lula capitalizou a Petrobras, numa operação que arrecadou US$ 70 bilhões e aumentou a participação acionária da União no capital da empresa. Já o governo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso diminuiu a participação da União na Petrobras e arrecadou apenas US$ 7 bilhões.

“Não dá para fugir com a história do trololó. Não é trololó. É uma afirmação grave. Ele não responde o que falou o Fernando Henrique Cardoso, que ele, Serra, é o grande interessado na privatização da Petrobras”, afirmou.

Banco do Brasil

Sem ouvir resposta do tucano sobre quantas empresas públicas ele vendeu para a iniciativa privada no governo FHC, Dilma lembrou que o governo de José Serra vendeu a Nossa Caixa para o Banco do Brasil, mas sua proposta era privatizar a instituição estadual.

“Ele queria vender [para bancos privados] e o governo federal comprou para não deixar que ele privatizasse. Isso mostra nossa diferença”, disse Dilma. Ela citou ainda o exemplo da Companhia Energética de São Paulo (Cesp), que o tucano queria antecipar o final do contrato para renovar a concessão, receber mais dinheiro e encarecer a tarifa.

“Nós financiamos empresas brasileiras com o dinheiro do BNDES. Vocês [tucanos] usavam o BNDES para financiar empresas estrangeiras no limite da irresponsabilidade, como diz o seu amigo Ricardo Sergio [que foi diretor do Banco do Brasil e se envolveu em escândalos das privatizações]”, retrucou Dilma.

http://osamigosdopresidentelula.blogspot.com/

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: