Prefeitos mineiros usam carros oficiais em encontro com Serra

19 out

Atendendo a convite da Associação Mineira de Municípios (AMM), um numeroso grupo de prefeitos viajou nessa quinta-feira de carro oficial do município até Belo Horizonte para participar do primeiro ato de campanha do candidato do PSDB à Presidência da República, José Serra, na reta final das eleições. No entendimento do Ministério Público Estadual (MPE) de Minas, o uso de bem público em atos de campanha é considerado irregular, já que há gasto de verba para custear combustível, o dia de trabalho do motorista particular e o desgaste do veículo oficial.

Além da eminente encrenca judicial, o evento organizado pela AMM causou revolta entre os apoiadores da campanha da candidata do PT, Dilma Rousseff. Como se trata de uma entidade municipalista que, em tese, deveria ter uma postura apartidária, os petistas exigem o mesmo tratamento dispensado aos tucanos.

Indiferentes à irregularidade e à disputa provocada, o que se viu na Associação Médica de Minas Gerais, na Avenida João Pinheiro, local onde foi realizado o evento pró-Serra, foi um verdadeiro desfile de prefeitos em confortáveis carrões de luxo. Segundo a organização, 273 prefeitos assinaram a lista de presença.

Alguns chegaram a bordo de Chevrolet Vectra, Fiat Linea, Toyota Corolla e Astra. Outros estavam de Pick-up S-10 turbo cabine dupla, Mitsubishi Pajero Sport, Ford Fusion e Volkswagen Bora e Polo Sedã. Teve prefeito que aproveitou para levar a tiracolo correligionários, amigos e até familiares. Antes mesmo de ser indagados, eles já tinham uma justificativa na ponta da língua para apresentar. A maioria absoluta argumentou que o deslocamento até a capital se deu em função de compromissos oficiais agendados anteriormente e que, por pura coincidência, ocorreu no mesmo dia do ato de campanha do presidenciável tucano.

Este último argumento, por exemplo, foi utilizado pelo prefeito de Unaí, o empresário Antério Mânica (PSDB), que responde na Justiça por homicídio qualificado contra três auditores fiscais e um motorista do Ministério do Trabalho, em 2004.

Ida e volta, Mânica vai percorrer mais de 1.200 quilômetros no carro da prefeitura, um Ford Fusion dourado com placa HMN-6529. O prefeito tucano participou de todo evento. Ao final, ele saiu tranquilamente conversando no celular rumo à Rua Goiás, onde o veículo havia sido estacionado pelo motorista particular da prefeitura da cidade.

“Só dei uma passadinha rápida por aqui. Mais cedo, participei de duas audiências. A primeira foi para levar R$ 3 milhões para a cidade e a outra para conseguir um terreno próprio para uma universidade. O motivo principal da minha viagem foi esse e não a campanha”, declarou sorridente, com um boton de Serra pregado na camisa.

Em demonstração de mobilização, o prefeito de Bom Jesus do Galho, Jadir José da Silva (DEM), não viajou sozinho. Ele levou um colega de partido, o vereador Antônio Saturnino Filho (DEM), a sua irmã, Rosangela Viana e o cunhado, Rodrigo Martins. Eles viajaram em um Polo Sedã placa HLF-1525.

Jadir não foi localizado no meio da multidão, mas o vereador Saturnino concedeu entrevista. Diferente da maioria, o democrata foi sincero. “Viemos prestigiar o Serra. Foram três horas de viagem, mas vai valer a pena. Estamos muito motivados”, declarou.

Localizada na Zona da Mata, o prefeito da cidade de Iracitaba, Antônio Carlos Neves de Melo (PSDB), foi outro que não viajou sozinho. Ele levou a irmã, Maria Aparecida, que ocupa o cargo de secretária de Educação. “Vim participar do evento, mas antes nós passamos na secretária estadual de educação para resolver alguns pepinos”, sustentou o prefeito.

Em pouco mais de uma hora, a reportagem flagrou os veículos das prefeituras de Francisco Dumont, Gouveia, Santa Cruz de Minas, Santana da Vargem, Lagamar, Itabirinha, Pratinha, Gonzaga, Carlos Chagas, Brumadinho, Carmópolis de Minas, Cachoeira de Minas, Cruzeiro da Fortaleza, Pedra Bonita e Lagoa da Prata.

Reportagem publicada no jornal Estado de Minas desta sexta-feira (14) e no portal Uai

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: