PSDB teme que feriado de Finados prejudique votação de tucano

28 out

CYNTHIA TAVARES

ESPECIAL PARA O DIÁRIO REGIONAL

O segundo turno das eleições presidenciais entre José Serra (PSDB) e Dilma Rousseff (PT), no próximo domingo, acontecerá no meio do feriado prolongado de Finados. Para o funciona lismo, a folga será ainda ma ior. Hoje se comemora o Dia do Servidor Público, mas a maioria das repartições adotou ponto facultativo amanhã.

Com o feriado prolongado, será difícil segurar o eleitor em casa, e existe o temor de que haja aumento no índice de abstenção, o que acrescenta certa dose de imponderabilidade ao segundo turno. O cientista político José Martins Jr. afirmou que o índice de abstenção deve variar em função do acirramento da disputa nas urnas. “As pesquisas vão indicar um pouco (o porcentual). Se mostrarem que pode haver disputa apertada, os eleitores vão comparecer mais. Caso contrário aumentará a chance de o cidadão viajar, porque tem a percepção de que um voto não vai fazer tanta diferença.”

O coordenador da Macro PT ABC, Humberto Tobé, acredita que quem mais pode perder com o feriado são os tucanos, devido ao perfil de seu eleitorado. “Quem tem de ficar preocupado é o PSDB. Os eleitores deles pertencem a um recorte da sociedade que costuma viajar. O voto do PT é mais consciente, enquanto o do tucano é de momento e não de ideologia”, analisou.

O petista afirmou que o grande desafio é manter a “menina dos olhos” do segundo turno: o eleitorado de Marina Silva (PV). “O eleitores da Marina são em sua maioria jovens, público que viaja mais em feriados. Estamos disputando esse eleitorado, que é o mais difícil”, afirmou. A verde obteve 20% dos votos em 3 de outubro e manteve a neutralidade no segundo turno.

Tobé acredita que o feriado do servidor público também influenciará a eleição. “Para os servidores da educação serão quase sete dias de folga. É difícil segurá-los”, avaliou.

O PSDB realiza trabalho usando as redes sociais. “Estou visitando lideranças pedindo que, se forem viajar, que voltem cedo. Estamos propagando isso principalmente no Twitter e no Facebook”, afirmou o coordenador do PSDB na região, Cézar Carvalho.

Para o tucano, o eleitorado do PSDB usa essas ferramentas e, por isso, há campanha a fim de garantir a permanência de seu eleitorado. “Privilegiamos os jovens e a classe média do Sul e Sudeste, que acessa bastante essas redes”, disse.

Tobé disse que o PT vai realizar trabalho nos bairros. “A militância estará mobilizada. As lideranças de bairro, os membros de diretório estarão nas escolas conversando com a comunidade para explicar a importância do voto.”

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: